Boletim Informativo FAUF – Nº1

Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Ministério de Saúde abrem edital para apoio a estudos e tecnologias em saúde.
9 de outubro de 2018
FAUF é credenciada pelo CNPq para receber e gerenciar recursos privados
16 de outubro de 2018

Boletim Informativo FAUF – Nº1

Boletim Informativo:
 Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei – FAUF
 1 – O Que é uma Fundação de Apoio? 
As Fundações de Apoio são instituições do direito privado, sem fins lucrativos, credenciadas pelo Ministério da Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia. Elas são responsáveis por apoiar as Instituições Federais de Ensino Superior em projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, gerenciando convênios e contratos financiados pelos setores públicos e privados.
1.1 – Quem fiscaliza uma Fundação de Apoio?
Todas as Fundações de Apoio são obrigadas, por lei, a possuírem órgãos de controle interno, como auditorias internas e externas. Elas prestam contas a órgãos estaduais e federais como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Controladoria Geral do Estado (CGE), o Ministério Público Estadual (MPE).  a Controladoria Geral da União (CGU),  o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério Público Federal (MPF).
 1.2 – Qual a importância prática de uma Fundação de Apoio para a Universidade?
Por serem instituições público-privadas, as Fundações de Apoio se dispõem de maior facilidade em estabelecer contratos com a iniciativa privada garantindo agilidade nesse processo. Como são regidas pela lei 8958/94, as fundações possuem maior flexibilidade para as aquisições dos projetos por ela gerenciados, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento cultural, científico e tecnológico do país.
2 – A FAUF
A Fundação de Apoio à Universidade Federal de Sao João del-Rei (FAUF) é credenciada no Ministério da Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia, com finalidade de prospectar recursos e gerir projetos de ensino, pesquisa,  extensão e inovação vinculados a orgãos públicos e privados.
2.1 – Membros da Administração
Presidente: Prof. Bezamat de Souza Neto D.Sc.
Diretor Administrativo Financeiro: Prof. Glauco Manuel dos Santos M.Sc
Gerente Administrativo: Sr. Fernando de Castro Chaves
2.2 – Membros do Conselho
2.2.1 – Conselho Curador
Prof. Bezamat de Souza Neto (DECAC)
Prof. Fabrício Molica de Mendonça (DECAC)
Prof. Dárlinton Barbosa Feres Carvalho (DCOMP)
Prof. Glauco Manuel dos Santos (DCECO)
Prof.(a) Patricia Maria D’Almeida Lima  (DCNAT)
Prof. Waldir Dias Filho (DEPEB)
Srª. Glaura Figueiredo (Sebrae-MG)
Sr. Vitor Domingos dos Santos (SEPAG)
2.2.2 – Conselho Fiscal
Conselheiros Efetivos
Prof. Carlos Eduardo Durange de Carvalho Infante (DECAC/PROFIAP)
Prof.(a) Elizete Antunes Teixeira (DECAC)
Prof.(a) Denise Carneiro dos Reis Bernardo (DECAC)
Conselheiros Suplentes
Prof. André Luis Bertassi (DECAC/PROFIAP)
Prof. Marcello Angotti (DECAC)
3.- Mensagem de conscientização sobre o Outubro Rosa
A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-
Rei (FAUF) busca conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama. 
O Inca (Instituto Nacional do Câncer) estima 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil em 2018. Estudos preveem que ¼ desses casos se desenvolverão em mulheres que tem entre 40 a 49 anos.
Apesar do elevado número de pessoas que a doença afeta, em até 98% dos casos, o câncer de mama é curável, desde que detectado em fase inicial.
A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda a realização da mamografia de rastreamento em mulheres entre 40 e 69 anos, ou antes dessa faixa etária, caso haja histórico familiar do câncer de mama.
Apesar de muitas mulheres detectarem o problema através do autoexame, é imprescindível que se procure um profissional de saúde para que ele possa avaliar clinicamente a paciente.
Se você se encontra nessa faixa etária e ainda não foi ao médico, recomendamos que vá ao profissional de saúde e se previna!
4 – Mensagem especial Dia dos Professores.

“Professor é profissão. Educador é missão” Samuel Becker.
A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei parabeniza os docentes pelo dia do professor. São vocês, profissionais na arte de educar, os responsáveis por contribuir para a formação da cidadania e da construção de uma sociedade igualitária.
 
Rodolfo Silva
Assessoria de Comunicação
Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei – FAUF