Boletim Infomartivo FAUF – nº 3

A FAPEMIG passa a solicitar dados retroativos de projetos ligados às Fundações de Apoio.
9 de novembro de 2018
Boletim Informativo nº 4
24 de dezembro de 2018

Boletim Infomartivo FAUF – nº 3

 

Boletim Informativo 
Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei – FAUF
1 – FAUF adota políticas no conceito de Compliance
A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João Del Rei – FAUF informa à comunidade acadêmica que iniciou uma reestruturação de suas atividades e competências, pautadas no conceito de Compliance.
A gestão do recurso público tem exigido cada vez mais especialização das competências, controles e processos íntegros e transparentes. Ao adotar uma política pautada no compliance, a FAUF visa a adoção de um conjunto efetivo de princípios, regras e ferramentas pautadas na ética e transparência de suas atividades internas e externas de forma ampla e integrada com o objetivo de evitar e solucionar qualquer desvio, risco ou inconformidade.
A busca pela conformidade de seus processos internos iniciou com a designação de um grupo de trabalho cujo objetivo é analisar e estudar todas as normatizações as quais a Fundação está submetida na gestão dos recursos e elaborar um manual de compras.
Ainda em observância às orientações da Controladoria Geral do Estado e do Ministério Público, a Fundação implantará um programa de integridade, que possui como foco medidas anticorrupção que se pautam nos seguintes pilares:
– Comprometimento e apoio da alta direção;
– Instância responsável pelo Programa de Integridade;
– Análise de perfil e riscos;
– Estruturação das regras e instrumentos;
– Estratégias de monitoramento contínuo.
A elaboração de documentos internos para instrumentalizar o Programa de Integridade não o resume. A integridade deverá ser absorvida pelas práticas criando uma profissionalização dos procedimentos, pautados na moralidade administrativa.
Para o efetivo desenvolvimento desse trabalho a Fundação conta com o apoio de seus colabores direitos (funcionários) e também espera a colaboração da comunidade acadêmica, objetivando diagnosticar seu atual estágio de desenvolvimento na gestão de projetos.
A implementação do referido programa está sujeita a ciência, aprovação e comprometimento dos Conselhos Fiscal e Curador e repercutirá de forma positiva na gestão dos projetos, melhorando a eficácia dos procedimentos e a relação dos gestores com a equipe do projeto, proporcionando ganhos à Fundação e à comunidade acadêmica envolvida.
 2- A FAPEMIG passa a solicitar dados retroativos de projetos ligados às Fundações de Apoio.
Por estar passando por auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) e também da Controladoria Geral do Estado (CGE-MG), a FAPEMIG passou a exigir das Fundações de Apoio credenciadas, dados ligados a projetos por elas gerenciados nos últimos 10 anos (e as vezes até mais que isso).
A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (FAUF) esclarece aos docentes que tenham projetos ligados a fundação que a qualquer momento poderão ser convocados a recompor e adequar a prestação de contas ao órgão de fomento.
Ao mesmo tempo, a FAUF esclarece que atualmente possui uma equipe especializada quededica cerca de 60% do seu expediente diário em busca de dados retroativos para a prestação de contas, restando apenas cerca de 40% do tempo para dedicar aos projetos vigentes. E o mesmo tem ocorrido com as demais fundações de apoio.
O não cumprimento das ações pode resultar no descredenciamento da fundação junto à FAPEMIG e a negativar junto ao Everest, o que impediria a execução de projetos dos demais pesquisadores.
Assim, solicitamos a compreensão de todo(a)s envolvido(a)s e ressaltamos também o fato de que uma “repactuação de prazos” tem sido solicitada a FAPEMIG por todas fundações envolvidas via FAIPES (Fórum Permanente de Dirigentes de Fundações de Apoio às Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais), na medida em que isso tem nos causado sérios problemas operacionais e principalmente de imagem junto à comunidade interna de nossas instituições apoiadas.
3- Colaboradoras da FAUF ministram curso sobre Gestão Administrativa e Financeira da FINEP

Colaboradores da Fundação no treinamento de Gestão Administrativa e Financeira da FINEP.

Nos dias 13 e 14 de Novembro, as colaboradoras da FAUF, Andreza Jardim, Camila Teixeira e Iane Zim ministraram nas dependências da Fundação curso com o tema Gestão Administrativa e Financeira da FINEP.
O curso foi direcionado aos colaboradores da Fundação e tinha como objetivo discutir pontos da gestão administrativas dos projetos desse órgão de fomento.
Essa iniciativa vem de encontro com as metas da FAUF de tornar a gestão dos projetos mais transparentes e eficientes, garantindo o bom uso dos recursos públicos através da capacitação dos novos funcionários da fundação, bem como a reciclagem dos demais.
4- FAUF participa do 1º Congresso Nacional de Fundações de Apoio

Presidente do Confies – Prof. Fernando Peregrino discursa no evento. (Foto/Reprodução: Confies)
Nos dias 21, 22 e 23 de Novembro de 2018 ocorreu na sede da Finatec (Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos) na Universidade de Brasília o 1º Congresso Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES).
A FAUF esteve representada no evento pela presença do presidente Prof. Bezamat de Souza Neto, o gerente administrativo Fernando Chaves e as colaboradoras Andreza Jardim (Novos Negócios e Parcerias) e Luciana Pena (Jurídico).
O congresso, que teve duração de três dias, teve em sua programação diversos cursos, oficinas e debates sobre áreas de atuação das Fundações de Apoio como: Jurídico, Contabilidade, Comunicação, bem como a burocracia na pesquisa, a implantação do Compliance, o novo marco legal da Ciência e Tecnologia, a fiscalização dos órgãos de controle e possíveis alterações na legislação das Fundações.

Rodolfo Silva
Assessoria de Comunicação
Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei – FAUF
comunicacaofauf@ufsj.edu.br