Boletim Informativo FAUF – nº 2
2 de novembro de 2018A FAPEMIG passa a solicitar dados retroativos de projetos ligados às Fundações de Apoio.
9 de novembro de 2018
A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (FAUF) busca conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no combate ao câncer de próstata.
A campanha “Novembro Azul” no Brasil surgiu no ano de 2008, em ação do Instituto Lado a Lado Pela Vida (LAL) por meio da campanha “Um Toque, Um Drible.” cujo objetivo era promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico.
O câncer de próstata nos homens do Brasil é o segundo mais comum, atrás apenas do câncer de pele. O Instituto nacional de câncer (Inca) estima que nos anos de 2018 e 2019 sejam diagnosticados cerca de 68.220 novos casos da doença.
Algumas das grandes barreiras que existem e impedem os homens de fazer o exame de próstata são a desinformação, a vergonha e o preconceito. Marlene Oliveira, presidente da LAL, destaca que a participação e apoio da mulher como fundamentais para romper essas barreiras, ao ponto em que ela incentiva “seu pai, seu familiar ou seu amigo a fazerem seus exames preventivos”.
Quando diagnosticada em fase inicial, estima-se que a cura da doença ocorra em 90% dos casos.
Faça o exame! Busque um médico.
—
Para mais informações sobre prevenção, sintomas e fatores de risco, recomendamos consultar o site do Instituto Lado a Lado Pela Vida (LAL).