Em abril de 2019, a Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (FAUF) deu início ao processo de implantação de sua política de compliance, com o objetivo de alcançar a aderência às leis e aos padrões éticos, internos ou externos.
Para a implementação dessa política, a FAUF buscou uma solução caseira: capacitação de seus funcionários e criação de uma comissão de integridade. Tal escolha foi elogiada e citada como referência no Fórum Faipes 2019.
A política, que prevê em seu cronograma um ano para sua implementação, chegou a sua segunda fase no segundo semestre. A assessora jurídica da FAUF, Drª Luciana Pena, relata as próximas ações, que serão executadas durante a segunda fase de tal processo: “A segunda fase de implantação do plano está sendo desenvolvida e traz em seu bojo a noção de normatividade, já que os procedimentos internos de cada setor estão sendo formalmente definidos e será também discutido e elaborado o código de conduta e ética da organização.”
Quanto às expectativas após a consolidação da segunda etapa, Pena afirma: “Espera-se que a organização e seus colaboradores estejam mais estruturados e conscientes em relação à sua governança, gestão, procedimentos internos e sobre a ideia do dever de integridade que deve permear a rotina organizacional. ”