2ª Edição do CONFIES reuniu representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil. (Foto/Reprodução: Confies/Finatec)
Nos dias 06 à 08 de Novembro, a Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (FAUF) esteve presente na sede da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) em Brasília para acompanhar o 2º Congresso Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior (CONFIES), que contou também com a presença de senadores, deputados e autoridades da pesquisa, tecnologia e inovação.
Representada por seu presidente, Prof. Bezamat de Souza Neto e por seu Gerente Sr. Fernando de Castro Chaves, a FAUF acompanhou os três dias de evento que proporcionaram experiências, debates e aprendizado sobre as mais diversas questões que envolvem o cotidiano de uma fundação de apoio.
Saiba mais sobre como foi o evento:
06/11 – Quarta-Feira: 1º Dia
A solenidade de abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades científicas e políticas do país, tendo como destaque Marcos Pontes, ministro da pasta de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
O ministro afirmou ter posição contrária à fusão entre o CNPq e CAPES. Segundo o próprio, cada uma dessas organizações possui funções específicas que são ligadas a questões de cada Ministério, defendendo a necessidade de trabalho conjunto.
Ministro Marcos Pontes participa da 2ª Edição do CONFIES (Foto/Reprodução: Confies/Finatec)
Pontes ainda se posicionou sobre a questão dos fundos patrimoniais, relatando a dificuldade para se conseguir orçamento na área da ciência e tecnologia em anos de extremo ajuste fiscal e apontou que o MCTIC está trabalhando para a construção de um ambiente que qualificou como “positivo e atrativo” na busca pela conquista de recursos oriundos da iniciativa privada para a ciência.
O primeiro dia contou ainda com homenagens do CONFIES para representantes de instituições da ciência e tecnologia, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).
07/11 – Quinta-Feira: 2º Dia
Na manhã do segundo dia de evento, os representantes de nossa fundação acompanharam a Mesa 1, onde foi discutido soluções para a Crise Orçamentária da Ciência e Tecnologia no Brasil. A mesa contou com a participação de Ildeu Moreira (Presidente da SBPC), Ênio Pontes (PROFIES), Fabio Guedes (Vice-Presidente do Cofap) e o Ex-Deputado Federal, Celso Pansera.
Na parte da tarde, na Mesa 2, composta por Arnaldo Barbosa de Lima (SESU/MEC), Antônio Leonel (CGU), Sandra Regina Almeida (reitora UFMG) e Graciela Muniz (Vice-reitora UFPR) debateram o programa Future-se.
Debate sobre o Future-se foi um ponto alto do CONFIES (Foto/Reprodução: Confies/Finatec)
Durante as discussões sobre o polêmico programa – que foi rejeitado pela maioria das instituições – o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Arnaldo Lima, afirmou que “errou na forma de abordar os reitores” para propor a adesão ao Future-se, mas salientou que “errado mesmo seria ficar na inércia e não apresentar nenhuma proposta alternativa de financiamento para as universidades. ”
08/11 – Sexta-Feira: 3º e último dia
Duas mesas marcaram o último dia do CONFIES. A Mesa 3 que debateu a questão dos fundos patrimoniais e as Fundações de Apoio e a Mesa 4 que teve como foco debates sobre as pequenas Fundações de Apoio
Público acompanha a Mesa 3 no último dia da 2ª edição do CONFIES (Foto/Reprodução: Confies/Finatec)
Mesa 3:
A mesa contou com a presença de Marcelo Gomes Meirelles, Diretor do Departamento de Estruturas de Custeio e Financiamento de Projetos do MCTIC que afirmou que certificará com um selo de qualificação as fundações de apoio que criarem fundos patrimoniais de ciência, tecnologia e inovação com as regras estabelecidas pela portaria nº 5918.
Mesa 4:
Na última mesa do congresso foi debatido as especificidades, necessidades e realidades que permeiam o cotidiano das pequenas Fundações de Apoio, buscando-se efetuar um trabalho colaborativo e de apoio institucional entre todas às instituições presentes. A mesa contou com a presença de representantes dos colégios dos contadores e procuradores do CONFIES, além da participação de Clarissa Oliveira da Silva – (FAPUR/RJ) e Failde Soares Ferreira de Mendonça (MP/AL).
Assessoria de Comunicação
Rodolfo Silva – comunicacaofauf@ufsj.edu.br