FAUF participa do 2º CONFIES

FAUF estará presente no 2º CONFIES | 2019.
6 de novembro de 2019
FAUF participa do XXI Encontro da RMPI
10 de dezembro de 2019

FAUF participa do 2º CONFIES

2ª Edição do CONFIES reuniu representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil. (Foto/Reprodução: Confies/Finatec)
Nos dias 06 à 08 de Novembro, a Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (FAUF) esteve presente na sede da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) em Brasília para acompanhar o 2º Congresso Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior (CONFIES), que contou também com a presença de senadores, deputados e autoridades da pesquisa, tecnologia e inovação.
Representada por seu presidente, Prof. Bezamat de Souza Neto e por seu Gerente Sr. Fernando de Castro Chaves, a FAUF acompanhou os três dias de evento que proporcionaram experiências, debates e aprendizado sobre as mais diversas questões que envolvem o cotidiano de uma fundação de apoio.
Saiba mais sobre como foi o evento:
06/11 – Quarta-Feira: 1º Dia
A solenidade de abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades científicas e políticas do país, tendo como destaque Marcos Pontes, ministro da pasta de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
O ministro afirmou ter posição contrária à fusão entre o CNPq e CAPES. Segundo o próprio, cada uma dessas organizações possui funções específicas que são ligadas a questões de cada Ministério, defendendo a necessidade de trabalho conjunto.
Ministro Marcos Pontes participa da 2ª Edição do CONFIES  (Foto/Reprodução: Confies/Finatec)
Pontes ainda se posicionou sobre a questão dos fundos patrimoniais, relatando a dificuldade para se conseguir orçamento na área da ciência e tecnologia em anos de extremo ajuste fiscal e apontou que o MCTIC está trabalhando para a construção de um ambiente que qualificou como “positivo e atrativo” na busca pela conquista de recursos oriundos da iniciativa privada para a ciência.
O primeiro dia contou ainda com homenagens do CONFIES para representantes de instituições da ciência e tecnologia, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).
07/11 – Quinta-Feira: 2º Dia
Na manhã do segundo dia de evento, os representantes de nossa fundação acompanharam a Mesa 1, onde foi discutido soluções para a Crise Orçamentária da Ciência e Tecnologia no Brasil. A mesa contou com a participação de Ildeu Moreira (Presidente da SBPC), Ênio Pontes (PROFIES), Fabio Guedes (Vice-Presidente do Cofap) e o Ex-Deputado Federal, Celso Pansera.
Na parte da tarde, na Mesa 2, composta por Arnaldo Barbosa de Lima (SESU/MEC), Antônio Leonel (CGU), Sandra Regina Almeida (reitora UFMG) e Graciela Muniz (Vice-reitora UFPR) debateram o programa Future-se.

Debate sobre o Future-se foi um ponto alto do CONFIES  (Foto/Reprodução: Confies/Finatec)
Durante as discussões sobre o polêmico programa – que foi rejeitado pela maioria das instituições – o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Arnaldo Lima, afirmou que “errou na forma de abordar os reitores” para propor a adesão ao Future-se, mas salientou que “errado mesmo seria ficar na inércia e não apresentar nenhuma proposta alternativa de financiamento para as universidades. ”
08/11 – Sexta-Feira: 3º e último dia
Duas mesas marcaram o último dia do CONFIES. A Mesa 3 que debateu a questão dos fundos patrimoniais e as Fundações de Apoio e a Mesa 4 que teve como foco debates sobre as pequenas Fundações de Apoio

Público acompanha a Mesa 3 no último dia da 2ª edição do CONFIES  (Foto/Reprodução: Confies/Finatec)
Mesa 3:
A mesa contou com a presença de Marcelo Gomes Meirelles, Diretor do Departamento de Estruturas de Custeio e Financiamento de Projetos do MCTIC que afirmou que certificará com um selo de qualificação as fundações de apoio que criarem fundos patrimoniais de ciência, tecnologia e inovação com as regras estabelecidas pela portaria nº 5918.
Mesa 4:
Na última mesa do congresso foi debatido as especificidades, necessidades e realidades que permeiam o cotidiano das pequenas Fundações de Apoio, buscando-se efetuar um trabalho colaborativo e de apoio institucional entre todas às instituições presentes. A mesa contou com a presença de representantes dos colégios dos contadores e procuradores do CONFIES, além da participação de Clarissa Oliveira da Silva – (FAPUR/RJ) e Failde Soares Ferreira de Mendonça (MP/AL).

Assessoria de Comunicação
Rodolfo Silva – comunicacaofauf@ufsj.edu.br