Campus Centro-Oeste da UFSJ irá realizar testes para Covid-19

FAUF participa de reunião virtual do Confies
22 de junho de 2020
FAUF dispõe de nova assessoria jurídica
30 de junho de 2020

Campus Centro-Oeste da UFSJ irá realizar testes para Covid-19

O Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), localizado em Divinópolis, recebeu credenciamento do Ministério da Saúde para realização de testes de Covid-19 e está em fase final de adequação do laboratório para dar início à realização dos exames já no início do próximo mês.
O vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UFSJ,  prof.  Leandro Augusto de Oliveira Barbosa afirmou que desde o início da pandemia, o CCO buscou formas de realizar diagnósticos de Covid-19 e desde então não tem medido esforços para poder colocar a ideia em prática. O docente destaca ainda que houve treinamento para capacitação na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro  e uma parceria com a prefeitura municipal de Divinópolis de forma a permitir a realização de testes.
Entre alunos de pós-graduação, técnicos de laboratório e professores, cerca de 20 pessoas estarão trabalhando no campus para realização dos testes. Barbosa destaca que todo esse trabalho é permitido devido ao apoio que o projeto tem recebido da prefeitura municipal de Divinópolis, do Ministério da Educação (MEC) e do Estado de Minas Gerais.
Entrada do Campus Centro Oeste – Dona Lindu, onde serão realizados os testes
(Imagem/Reprodução: UFSJ)
Sobre a realização do testes, o professor relata: “A princípio os testes começam em julho com uma capacidade diária de 60 testes por dia. A população terá acesso aos exames via o SUS. Iremos atender a população da macrorregião de Saúde Oeste que compreende 54 municípios”.
Os testes realizados na UFSJ serão os chamados testes RT-PCR  (moleculares), considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, esse tipo de teste é responsável por identificar o virus no período em que ele ainda está ativo no organismo do paciente.
Atualmente a região do Centro-Oeste mineiro envia todos os testes moleculares para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED) em Belo Horizonte e recebe os resultados em cerca de 20 dias. A realização de testes pela Universidade irá diminuir o tempo de espera para o resultado que poderá sair em até 24 horas.
Assessoria de Comunicação – FAUF
Rodolfo Silva – comunicacaofauf@ufsj.edu.br