Foto: FAUF
Foi entregue ontem (16) pala FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIVERSIDADE (FAUF) o aparelho “ESPECTROFOTÔMETRO” – GENESYS 50 UV-Visível, marca Thermo SCIENTIFIC -, no CAMPUS CENTRO OESTE DONA LINDU (C.C. O). A nova tecnologia auxiliará nos mais diversos segmentos da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI, que terá como foco o desenvolvimento de FARMÁCOS. O equipamento foi conferido e testado com sucesso pelo DOUTOR CARLOS JENSEN. Para maior transparência, a FAUF informa que aquisição custou R$39.999,10. O recurso foi disponibilizado pela FUNDAÇÃO DE AMAPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERIAS (FAPEMIG).
Foto: FAUF
O GERENTE FERNANDO CHAVES (FAUF) foi recebido cordialmente pelo PESQUISADOR CARLOS JENSESN em um dos laboratórios da Universidade, que explicou os ganhos para comunidade acadêmica “A gente trabalha com inovação de produtos , com criação de novos produtos. Uma das etapas de produção e desenvolvimento é quantificação do fármaco dentro da formulação que está sendo produzida. Então, a gente precisa de um método analítico que é usado para determinar qual é a quantidade de substância que estamos colocando de cada produto”.
O professor também mensurou o impacto entre os universitários que irão se beneficiar do equipamento – ESPECTROFOTÊMETRO -. Conforme o Doutor Carlos Jensen, semestralmente cerca de 50 alunos frequentam o laboratório, mais os de iniciação científica, mestrandos (stricto sensu) e pós graduação (lato sensu).
Foto: reprodução
JENSESN deu exemplos de alguns medicamentos trabalhados conhecidos pela população brasileira “Algumas usadas como antidepressivo, por exemplo: SULPIRIDA é um fármaco que a gente usa; FLUOXETINA é uma substância que a gente quantifica; CARVEDILOL; IBUPROFENO que são medicamentos usados para dor e para pressão arterial, DIPIRONA…”, explicou.
FICHA TÉCNICA DO ESPECTROFOTÔMETRO
IMAGE: Analítica
Texto: assessoria FAUF