Desenho Técnico e Geometria Aplicada à Engenharia
Objetivo:
Dar ao aluno de Engenharia, ou ao Engenheiro formado, uma melhor noção do uso da Geometria e Desenho Técnico na Engenharia, bem como associar a analítica e o cálculo na construção e compreensão do Desenho Técnico. Desenvolver no participante do curso, de forma geral, a capacidade de construção racional do objeto espacial, associando-o com o raciocínio matemático e desenvolvendo sua abstração racional. O estudo da Geometria e do Desenho Técnico tem como objetivo principal o desenvolvimento do raciocínio tridimensional e consequente aprimoramento da percepção espacial, indispensáveis ao aprimoramento da criatividade e o engrandecimento da inteligência, necessárias para a concepção de projetos. Este objetivo é alcançado quando existe uma total compreensão do espaço tridimensional e de sua representação em um domínio bidimensional. Intenta-se, com isso, capacitar o cursista a interpretar e desenvolver projetos de engenharia conceitualmente, dentro de um raciocínio prévio lógico. Desta forma, vir a desenvolver a visão espacial prática instintiva. Facultará ao cursista utilizar de ferramentas de desenho específicos e trabalhar formas e manipulações projetivas do desenho utilizados na engenharia. Revisando a representação de projetos de engenharia de acordo com as normas e convenções da expressão gráfica como meio de comunicação técnica da engenharia. Elaborar projeções de movimentação de formas tridimensionais e compreender o princípio de sua ocorrência. Desenvolver a capacidade de visualização mental e representação gráfica, de formas reais ou imaginadas. Desenvolver o raciocínio das equações matemáticas tridimensionais graficamente. Criar no aluno a capacidade de abstrair o seu raciocínio prático e estimular uma fixação mais adequada tanto racional quanto motora da compreensão do mundo e das formas ao seu redor, para melhor exercício de sua capacitação profissional.
Temas Abordados:
Identificando Formas Geométricas na Engenharia
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Identificando Formas Geométricas na Realidade da Engenharia: peças, construções, equipamentos, etc.;
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Análise do Entendimento da Geometria como Forma de Dimensionamento Matemático.
Figuras Geométricas
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Adimensionais: ponto (x, y, z) – coordenadas – representada por letras maiúsculas: (A), (B), (C), etc.;
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Lineares: reta (infinita) – segmento de reta (finito): [(xA, yA, zA), (xB, yB, zB)] / tamanho do segmento de reta: d(A,B) = √[(xA-xB )2 + (yA-yB )2 + (zA-zB)2];
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Planas: polígonos (côncavos e convexos), curvas cônicas, etc.
Equacionando as figuras geométricas – representando graficamente:
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Equação de Funções Lineares;
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Equação de Funções Circulares;
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Equação de funções Elípticas;
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Equação de funções Hiperbólicas;
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Equação de funções Parabólicas.
Desenho Prático
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Ferramentas de Desenho;
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Ferramentas de Dimensionamento Prático na Engenharia;
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Divisão de Segmento em Partes Iguais;
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Criação de Polígono regular de n-lados;
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Desenhando linhas tangentes a dois círculos de raios R1 e R2.
Figuras Planas
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Dimensionando figuras planas;
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Cálculo de Perímetro;
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Cálculo de Área;
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Cálculo de Centro Geométrico;
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Relacionando as figuras planas nas coordenadas cartesianas;
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Coordenadas de Vértices;
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Coordenadas de Centro Geométrico.
Sólidos Espaciais
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Identificando os Sólidos Espaciais:
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Cones
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Cilindros
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Esferas;
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Elipsoides;
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Prismas;
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Pirâmides;
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Poliedros Regulares;
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Obeliscos;
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Paraboloides;
Cálculos de Sólidos
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Dimensionando os sólidos espaciais:
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Cálculo de Área externa;
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Cálculo de Volume;
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Cálculo de Centro Geométrico.
Centro Geométrico e Centro de Massa
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Comparando Centro Geométrico com Centro de Massa:
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Densidade Constante;
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Sólidos Vazados;
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Associação de materiais de densidades diferentes;
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Densidade Variável – em função da altura.
Desenhando Figuras com Ferramentas de Desenho
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Desenhando uma Elipse;
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A partir dos vértices a e b determinar os focos (f1, f2);
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A partir dos focos (f1, f2) determinar os vértices;
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Desenhando a elipse sem uso de réguas.
Uso de CAD para checagem e cálculo geométrico
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Criando figuras planas;
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Criando figuras 3D;
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Uso do CAD para cálculo de volumes e Centros Geométricos;
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Uso do CAD para determinar o Centro de Massa.
Corpo Docente:
Prof. Erivelto Luís de Sousa