A FAPEMIG passa a solicitar dados retroativos de projetos ligados às Fundações de Apoio.

Novembro Azul – Mês de prevenção ao câncer de próstata.
8 de novembro de 2018
Boletim Infomartivo FAUF – nº 3
28 de novembro de 2018

A FAPEMIG passa a solicitar dados retroativos de projetos ligados às Fundações de Apoio.

Por estar passando por auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) e também da Controladoria Geral do Estado (CGE-MG), a FAPEMIG passou a exigir das Fundações de Apoio credenciadas, dados ligados a projetos por elas gerenciados nos últimos 10 anos (e as vezes até mais que isso).
A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (FAUF) esclarece aos docentes que tenham projetos ligados a fundação que a qualquer momento poderão ser convocados a recompor e adequar a prestação de contas ao órgão de fomento.
Ao mesmo tempo, a FAUF esclarece que atualmente possui uma equipe especializada quededica cerca de 60% do seu expediente diário em busca de dados retroativos para a prestação de contas, restando apenas cerca de 40% do tempo para dedicar aos projetos vigentes. E o mesmo tem ocorrido com as demais fundações de apoio.
O não cumprimento das ações pode resultar no descredenciamento da fundação junto à FAPEMIG e a negativar junto ao Everest, o que impediria a execução de projetos dos demais pesquisadores.
Assim, solicitamos a compreensão de todo(a)s envolvido(a)s e ressaltamos também o fato de que uma “repactuação de prazos” tem sido solicitada a FAPEMIG por todas fundações envolvidas via FAIPES (Fórum Permanente de Dirigentes de Fundações de Apoio às Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais), na medida em que isso tem nos causado sérios problemas operacionais e principalmente de imagem junto à comunidade interna de nossas instituições apoiadas.
Rodolfo Silva
Assessoria de Comunicação
Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei – FAUF
comunicacaofauf@ufsj.edu.br